sexta-feira, 24 de junho de 2011

Fisioterapia

Objetivos do Curso Bacharelado em Fisioterapia

Assegurar ao graduando em Fisioterapia, uma formação generalista, capacitando-o a atuar em todos os níveis de atenção á saúde, com uma visão ampla e global, respeitando os princípios éticos e bioéticos, morais, religiosos, e sócio-culturais do indivíduo e da coletividade, com o objetivo de prevenir, preservar, promover, e reabilitar a saúde individual e coletiva. O curso tem o propósito, ainda, de formar um profissional dotado de capacidade de comunicação e liderança junto à equipe multiprofissional, com competências de administração e gerenciamento de serviços de saúde, e voltado ao desenvolvimento científico, capaz de adquirir por iniciativa própria, conhecimentos que garantam uma educação continuada e permanente.

Objetivos Específicos

  • Proporcionar a formação geral e específica dos egressos/ profissionais com ênfase na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde;
  • Indicar as competências comuns gerais para o perfil de formação contemporânea do Fisioterapeuta dentro de referenciais nacionais e internacionais de qualidade;
  • Reforçar a articulação entre a Educação Superior e a Saúde;
  • Enfatizar o conceito de saúde e os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) como elementos fundamentais a serem enfatizados nessa articulação.

Perfil do profissional

O perfil proposto para o Fisioterapeuta a ser formado pela Faculdade Santa Maria é o de um profissional capaz de operar de forma generalista no âmbito da Fisioterapia. Apto a atuar em equipes, desenvolver pesquisas e de influenciar pessoas; diagnosticar incapacidades funcionais, conscientizar no que diz respeito à prevenção destas incapacidades e/ou déficits de funções. Possuirá visão ampla e global, respeitando os princípios éticos, bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade. Será capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional até a eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação. O Bacharel em Fisioterapia será capaz de:
  • Elaborar o diagnóstico fisioterapêutico, interpretar laudos e exames propedêuticos e complementares detectando as alterações cinético-funcionais apresentadas.
  • Prescrever, baseado no que foi constatado na avaliação físico-funcional, as técnicas de tratamento fisioterapêuticas adequadas a cada caso.
  • Dar ordenação ao processo terapêutico, quantificando e qualificando as técnicas fisioterapêuticas indicadas.
  • Reavaliar sistematicamente o paciente, reajustando ou alterando as condutas terapêuticas, assim como decidir pela alta fisioterapêutica.
  • Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios.
  • Capacidade de desenvolver atividades de socialização do saber técnico – científicas como palestras, conferências, cursos na sua área de atuação profissional.
  • Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços públicos e privados.
  • Prestar consultoria a empresas, indústrias, entidades esportivas na área de sua competência.
  • Reconhecer e encaminhar adequadamente pacientes portadores de problemas que fogem do alcance de sua formação.
  • Capacidade de realizar aprendizagens independentes criando novos saberes contribuindo para o crescimento e autonomia profissional.
  • Sólida formação com referencial teórico-prático embasado em conhecimentos biológicos, humanos e sociais, bio-tecnológicos e fisioterapêuticos.
  • Formação generalista que lhe possibilite perceber o contexto do mundo e o contexto mais próximo em que se situa como profissional.
  • Criar e aplicar alternativas de solução para os problemas peculiares de sua profissão.
  • Trabalhar eficientemente em equipes de saúde, reconhecendo, valorizando e adequando-se às competências específicas dos seus integrantes.
  • Comunicar-se adequadamente com o paciente e seus familiares, lidar com as próprias frustrações e ser sensível ao sofrimento humano.
  • Manter postura ética, visão humanística, senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.
  • Avançar continuamente nos conhecimentos e no domínio de tecnologias e práticas pertinentes.
  • Co-participar efetiva e permanentemente da construção de um projeto social em que os homens possam coletivamente buscar respostas às suas inquietações e anseios, numa sociedade em que se institua a igualdade sem eliminar diferenças.
  • Participar na produção de conhecimentos na área da Fisioterapia utilizando adequadamente procedimentos de metodologia científica.
  • Saber inter-relacionar conhecimentos de diferentes áreas para assistir ao indivíduo como um todo.

Áreas de atuação profissional

  • Depois de formado, o fisioterapeuta pode trabalhar na rede pública e privada. O profissional participa de equipes multiprofissionais, podendo trabalhar como autônomo em consultório, clínica e em atendimentos domiciliares, ou ainda, como funcionário em hospitais, clínicas, na administração de órgãos públicos ou privados de saúde, asilos, unidades básicas de saúde, instituições de ensino, creches, empresas, nos desportos, Pesquisa e Ensino. Nas seguintes especialidades:
  • Fisioterapia Preventiva e Ergonomia
  • Fisioterapia Dermato – Funcional
  • Fisioterapia em Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia
  • Fisioterapia em Pediatria
  • Fisioterapia em Neurologia
  • Fisioterapia Respiratória
  • Fisioterapia Cardiovascular
  • Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia
  • Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia
  • Fisioterapia em Uro – ginecologia e Saúde da mulher e do Homem.

Diferenciais do curso de Fisioterapia da FSM

O curso de Fisioterapia da Faculdade Santa Maria (FSM), apresenta grandes diferenciais. O corpo docente altamente qualificado e experiente, tanto na vida acadêmica quanto no exercício da fisioterapia, que estão envolvidos no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, acompanhando as práticas em laboratórios especializados bem como na supervisão do atendimento prestado pelos discentes a população. A inserção dos docentes e discentes do curso no sistema de saúde local em todos os postos de saúde (UBS) e Hospitais do município, realizando atividades que atingem os três níveis de atenção à saúde. A Clínica-Escola de Fisioterapia, que constitui espaço de prática pedagógica, possibilita ao aluno a experiência de atendimento ao paciente desde o 5º período, desenvolvendo habilidades profissionais e responsabilidade social. A Clínica oferece à comunidade tratamento gratuito e de qualidade e oportuniza o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão que envolve alunos de diversos períodos e a realização do estágio curricular dos alunos do 8º e 9º período. Possibilita, assim, aos alunos, desde os primeiros períodos do curso, um contato permanente com a profissão, por meio de visitas técnicas e/ou trabalhos interdisciplinares desenvolvidos em diversas disciplinas.

Estrutura do Curso

A IES conta com 64.200 m2, sendo 8.322 m² de área coberta e um estacionamento de 840 m2. Contendo dez estruturas básicas: direção, bloco administrativo, blocos das salas de aulas I, II e III e laboratórios, cantina, biblioteca, área de convivência, Clínica Escola Integrada e biotério. A IES possui 18 salas de aulas contendo cada uma um espaço físico de 65.00m2, 12 laboratórios com área física de 65.00m2, 1 sala do anfiteatro com área de 83.78m2, prédio da administração com área de 337.33m2, 01 sala da secretaria geral com área de 50,00m2, 01 sala de recursos humanos com área de 10.17m2, 01 sala da coordenação de enfermagem com área de 13.63m2 , 01 sala da coordenação de pós graduação com área de 13.65m2, 01 sala para docentes com área de 49.00m2, 01 sala para atendimento discentes com área de 13,63m2, 01 sala de recepção com área de 13.63m2 ,01 sala de pós graduação com área de 13.63m2, 01 sala do diretório acadêmico com 13,63m2 de área. Os dois laboratórios de informática contêm 50m2 cada um. A biblioteca possui em suas várias dependências um total de 600m2. A cantina agrega uma área de convivência com 06 quiosques e possuem 258,24m2. A comissão do concurso vestibular possui área 50m2 com três salas e banheiro. A mecanografia possui 50,00m2. A Clínica Escola Integrada possui uma área de 1.287,80m2. A Faculdade Santa Maria conta com salas amplas e ventiladas, com iluminação natural (8 janelas) e artificial, e boa acústica. Cada sala de aula conta com uma mesa e uma cadeira para acomodação do material do professor e, em média, 50 carteiras estofadas para os alunos. Dispõe de quadro branco para caneta, 01 retro-projetor e um data-show. A limpeza das salas é realizada diariamente. Os alunos do curso de Fisioterapia fazem uso dos seguintes laboratórios:
  1. Laboratórios de Anatomia
  2. Laboratório de Citologia, Histologia e Patologia
  3. Laboratório de Semiologia do Adulto
  4. Laboratório de Semiologia da Mulher e da Criança
  5. Laboratório de Farmacologia, Fisiologia e Bioquímica
  6. Laboratório de Embriologia, Microbiologia e Parasitologia
  7. Laboratórios de Informática
A sala da Coordenação de Fisioterapia tem uma área de 13.63m2, toda mobiliada, informatizada, climatizada, com iluminação artificial e boa acústica. Os espaços físicos a serem utilizados por alunos e professores estão adaptados para o atendimento satisfatório de portadores de necessidades especiais (Portaria Ministerial 1679/99). Da mesma forma, a Faculdade Santa Maria está pronta para atender a outros requisitos elencados nesta Portaria. A Biblioteca Júlio Goldfarb é de livre acesso às estantes, destinada aos professores, funcionários, estudantes e a comunidade em geral. Os serviços prestados pela mesma são pesquisa bibliográfica ao acervo, orientação para normalização de trabalhos acadêmicos, elaboração de fichas catalográficas, referências bibliográficas de acordo com a ABNT, pesquisa bibliográfica ao acervo de outras bibliotecas, indexação de artigos de periódicos, COMUT, organização e exposição de artes, exposição dos livros adquiridos, reservas de publicações, empréstimo domiciliar restrito a comunidade da Faculdade Santa Maria. A informatização do acervo e dos sistemas de consulta e empréstimo. funcionam via rede, pesquisa interna e sistema de empréstimo com a instalação do Programa LBW (Light Base Web Technology). Participação em rede como comut,bibliodata,etc. A exemplo do COMUT e as demais que são liberadas como Lilacs, Bireme, Scielo,Capes. A integração do curso com a biblioteca para utilização do acervo é realizada semestralmente através da coordenação do Curso, que encaminha para a Biblioteca a relação dos livros indicados pelos professores, como também são adquiridos livros de sugestões dos usuários visando sempre a expansão e atualização do acervo. Contamos ainda com uma Clínica Escola Integrada. Esta Clínica iniciou os serviços gratuitos à comunidade de Cajazeiras e região no dia 13 de março de 2007, a princípio nas áreas de Fisioterapia Ósteo-mio-articular (Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia) e Fisioterapia Materno Infantil (Pediatria e Obstetrícia), atualmente realiza também atendimento nas áreas de Fisioterapia em Neurologia, Fisioterapia Cardio-Respiratória, Fisioterapia na Saúde da Mulher, Fisioterapia Dermato-funcional tendo realizado até meados de setembro de 2008 um total de 6.636 atendimentos. Nesta Clínica são realizados atendimentos gratuitos também na área de Enfermagem em Estomaterapia (tratamento de feridas e realização de curativos de feridas simples e limpas, abertas ou infectadas) e na área de Saúde da Mulher (Obstetrícia e Ginecologia). Atualmente estão sendo realizados grupos de educação em saúde com gestantes e em breve iniciaremos atendimentos de pré-natal e consulta ginecológica.

Valor da mensalidade: R$ 655,77

Nenhum comentário:

Postar um comentário