sexta-feira, 24 de junho de 2011

Farmácia

Objetivos do Curso

O objetivo do curso de Bacharelado em Farmácia da Faculdade Santa Maria é a formação de profissionais generalista, preparados para enfrentar os desafios de uma profissão dinâmica, com respeitável conhecimento técnico e humanístico, apoiado em princípios éticos, morais, religiosos e sócio-culturais. O Curso também tem o propósito de formar profissionais dotados de capacidade de comunicação e liderança junto à equipe multiprofissional, com competências de administração e gerenciamento de serviços de saúde, voltado ao desenvolvimento científico, capaz de adquirir, por iniciativa própria, conhecimentos que garantam uma educação continuada e permanente.

Perfil Profissional

O Farmacêutico que a Faculdade Santa Maria pretende oferecer à comunidade deverá:
  • Possuir formação generalista, humanista, crítica e reflexiva;
  • Estar capacitado a atuar em todos os níveis da atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual;
  • Estar capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos;
  • Estar pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Áreas de Atuação

  • Farmácias comunitárias;
  • Farmácias magistrais (manipulação);
  • Farmácia hospitalar;
  • Homeopatia;
  • Indústrias farmacêuticas;
  • Preparação de nutrição parenteral e enteral;
  • Manipulação quimioterápica;
  • Análises toxicológicas;
  • Análises clínicas;
  • Análises bromatológicas (alimentos);
  • Farmacovigilância;
  • Radiofarmácia;
  • Farmácia clínica e a atenção farmacêutica;
  • Controle de qualidade;
  • Planejamento, administração e gestão de serviços farmacêuticos;
  • Vigilância sanitária;
  • Ensino e pesquisa;
  • Outras

Diferenciais do Curso da Faculdade Santa Maria

A Faculdade Santa Maria vem ao Sertão Nordestino com o intuito de preparar a população da região para atender as necessidades de qualquer indivíduo, para tanto a Instituição tem investido incansavelmente no aperfeiçoamento de professores, aquisição equipamentos, livros, incentivo à pesquisa e em uma estrutura física modelo capaz atender a tudo o que se propõe para a formação do novo perfil farmacêutico.

Estrutura do Curso

A IES conta com 64.200 m2, sendo 8.322 m² de área coberta e um estacionamento de 840 m2. Contendo dez estruturas básicas: direção, bloco administrativo, blocos das salas de aulas I, II e III e laboratórios, cantina, biblioteca, área de convivência, Clínica Escola Integrada e biotério.
A IES possui 18 salas de aulas contendo cada uma um espaço físico de 65.00m2, 12 laboratórios com área física de 65.00m2, 1 sala do anfiteatro com área de 83.78m2, prédio da administração com área de 337.33m2, 01 sala da secretaria geral com área de 50,00m2, 01 sala de recursos humanos com área de 10.17m2, 01 sala da coordenação de farmácia com área de 13.63m2 , 01 sala da coordenação de pós graduação com área de 13.65m2, 01 sala para docentes com área de 49.00m2, 01 sala para atendimento discentes com área de 13,63m2, 01 sala de recepção com área de 13.63m2 ,01 sala de pós graduação com área de 13.63m2, 01 sala do diretório acadêmico com 13,63m2 de área. Os dois laboratórios de informática contêm 50m2 cada um. A biblioteca possui em suas várias dependências um total de 600m2. A cantina agrega uma área de convivência com 06 quiosques e possuem 258,24m2. A comissão do concurso vestibular possui área 50m2 com três salas e banheiro. A mecanografia possui 50,00m2. A Clínica Escola Integrada possui uma área de 1.287,80m2.
A Faculdade Santa Maria conta com salas amplas e ventiladas, com iluminação natural (8 janelas) e artificial, e boa acústica.
Cada sala de aula conta com uma mesa e uma cadeira para acomodação do material do professor e, em média, 50 carteiras estofadas para os alunos. Dispõe de quadro branco para caneta, 01 retro-projetor e um data-show.
Os alunos do curso de Farmácia fazem uso dos seguintes laboratórios:
  1. Laboratórios de Anatomia
  2. Laboratório de Citologia, Histologia e Patologia
  3. Laboratório de Química orgânica e Inorgânica
  4. Laboratório de Farmacognosia e Fitoterapia
  5. Laboratório de Farmacologia, Fisiologia e Bioquímica
  6. Laboratório de Embriologia, Microbiologia e Parasitologia
  7. Laboratórios de Informática
Os espaços físicos a serem utilizados por alunos e professores estão adaptados para o atendimento satisfatório de portadores de necessidades especiais (Portaria Ministerial 1679/99). Da mesma forma, a Faculdade Santa Maria está pronta para atender a outros requisitos elencados nesta Portaria.
A Biblioteca Júlio Goldfarb é de livre acesso às estantes, destinada aos professores, funcionários, estudantes e a comunidade em geral. Os serviços prestados pela mesma são pesquisa bibliográfica ao acervo, orientação para normalização de trabalhos acadêmicos, elaboração de fichas catalográficas, referências bibliográficas de acordo com a ABNT, pesquisa bibliográfica ao acervo de outras bibliotecas, indexação de artigos de periódicos, COMUT, organização e exposição de artes, exposição dos livros adquiridos, reservas de publicações, empréstimo domiciliar restrito a comunidade da Faculdade Santa Maria. A informatização do acervo e dos sistemas de consulta e empréstimo. funcionam via rede, pesquisa interna e sistema de empréstimo com a instalação do Programa LBW (Light Base Web Technology). Participação em rede como comut, bibliodata, etc. A exemplo do COMUT e as demais que são liberadas como Lilacs, Bireme, Scielo, Capes.
A integração do curso com a biblioteca para utilização do acervo é realizada semestralmente através da coordenação do Curso, que encaminha para a Biblioteca a relação dos livros indicados pelos professores, como também são adquiridos livros de sugestões dos usuários visando sempre a expansão e atualização do acervo.
Contamos ainda com uma Clínica Escola Integrada. Esta Clínica iniciou os serviços gratuitos à comunidade de Cajazeiras e região no dia 13 de março de 2007, a princípio nas áreas de Fisioterapia Ósteo-mio-articular (Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia) e Fisioterapia Materno Infantil (Pediatria e Obstetrícia), atualmente realiza também atendimento nas áreas de Fisioterapia em Neurologia, Fisioterapia Cardio-Respiratória, Fisioterapia na Saúde da Mulher, Fisioterapia Dermato-funcional tendo realizado até meados de setembro de 2008 um total de 6.636 atendimentos. Nesta Clínica são realizados atendimentos gratuitos também na área de Enfermagem em Estomaterapia (tratamento de feridas e realização de curativos de feridas simples e limpas, abertas ou infectadas) e na área de Saúde da Mulher (Obstetrícia e Ginecologia). Atualmente estão sendo realizados grupos de educação em saúde com gestantes e em breve iniciaremos atendimentos de pré-natal e consulta ginecológica. A clínica abrigará atividades nas áreas de atenção farmacêutica e farmácia clínica e receberá apoio das futuras instalações da Farmácia Escola da FSM.

Valor da Mensalidade: R$ 833,32

Nenhum comentário:

Postar um comentário